Vamos mostrar algumas ações que já estão sendo feitas para enfrentar o desmatamento acelerado em nosso país. Começaremos pelas atitudes governamentais:
- Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal: "O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) foi criado em 2004 e tem como objetivos reduzir de forma contínua e consistente o desmatamento e criar as condições para se estabelecer um modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. Um dos principais desafios iniciais foi integrar o combate ao desmatamento nas políticas do Estado brasileiro, partindo-se do princípio de que o combate às causas do desmatamento não poderia mais ser conduzido de forma isolada pelos órgãos ambientais. " Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Além desse plano de prevenção, existem os investimentos em incentivos para que as empresas façam o desenvolvimento sustentável com a utilização de recursos naturais que causem menos impactos ao meio ambiente, acompanhamento governamental afim de melhor aplicação das leis vigentes para combater novos desmatamentos e fiscalização para proteção para matas, florestas e controle de áreas já desmatadas.
O Greenpeace (Site oficial) também possui uma lista de atitudes a serem empregadas para o controle do desmatamento:
- Desmatamento zero: Ao zerar o desmatamento na Amazônia até 2020, o Brasil estará fazendo sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global, assegurar a biodiversidade e o uso responsável deste patrimônio para beneficiar a população local.
- Áreas protegidas: Uma parte do bioma é protegida legalmente por unidades de conservação, terras indígenas ou áreas militares.
- Regularização fundiária: É a definição, pelo Estado, de quem tem direito à posse de terra. O primeiro passo é o mapeamento das propriedades privadas para possibilitar o monitoramento de novos desmatamentos e a responsabilização de toda a cadeia produtiva pelos crimes ambientais ocorridos.
- Governança: Para todas essas medidas se tornarem efetivas, o governo precisa estar na Amazônia, com recursos e infraestrutura para fazer valer as leis de preservação. A proteção da Amazônia e a criação de um modelo de desenvolvimento sustentável e justo para a região pode gerar oportunidades para os povos que dependem da floresta.
Por fim, há a importante ajuda do trabalho das ONG’s:
- Iniciativa Verde – Busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar, trabalhando com a recomposição florestal. Site oficial
- Onda Verde – Equipe que participa do desenvolvimento de modelos alternativos de conservação e uso dos recursos naturais. Site oficial
- Projeto de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros – Monitora por satélite a cobertura vegetal dos biomas a fim de quantificar desmatamentos para embasar ações e políticas de
prevenção e controle de desmatamentos ilegais. Site oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário