Em sala de aula

Veja algumas atividades para sala de aula, a fim de promover conscientização, informação e debate sobre o assunto do nosso blog:

1) Observe a tirinha a seguir de Maurício de Souza:



O desmatamento e o progresso

Na tirinha, apresenta-se uma crítica à noção de progresso vinculada:

a) à ideia de sustentabilidade e suas consequências.

b) ao conceito de expansão florestal desordenada.

c) à adoção continuada do reflorestamento progressivo.

d) à ausência de uma política de desenvolvimento sustentável.

e) ao ideário de que a vegetação resiste ao avanço das atividades humanas.


2) O desmatamento é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações atuais da humanidade, pois o seu avanço poderá intensificar o processo de remoção da cobertura vegetal do planeta. Podemos identificar como consequências do desmatamento todas as alternativas a seguir, exceto:

a) o aumento do efeito estufa

b) a diminuição da biodiversidade

c) a elevação desproporcional da umidade

d) o maior desgaste do solo

e) o assoreamento de rios e lagos



3) (Enem 2008) Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta. 

Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que:

a) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.

b) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.

c) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.

d) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.

e) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.



4) O mapa abaixo demonstra o processo de degradação do Cerrado até o ano de 2002, lembrando que tal processo manteve-se em ação nos anos seguintes. O principal fator responsável pela devastação desse importante domínio natural brasileiro é:

a)a expansão da fronteira agrícola.

b) a criação de poucas reservas ambientais.

c) a construção de Brasília no Planalto Central.

d) a desertificação natural das áreas florestais.

e) a urbanização das cidades do Centro-Oeste.





Disponível em: <Ispn.org>. Acesso em: 26/09/2014.


Respostas

Questão 1
Na tirinha apresentada no texto, o efeito humorístico apresenta-se mediante a quebra de expectativa sobre como o ser humano denomina o processo de desmatamento: “progresso”. Nesse caso, há uma crítica de como o ser humano ataca o meio ambiente sem a preocupação de preservá-lo para as gerações futuras, ideário que se associa ao conceito de desenvolvimento sustentável.Alternativa correta: letra D


Questão 2
Dentre os efeitos do desmatamento no meio ambiente, podemos citar: efeito estufa, pois a floresta deixa de absorver os gases nocivos à atmosfera; a perda da biodiversidade, com a extinção de espécies vegetais e animais; a diminuição da umidade, que é produzida pela evapotranspiração das árvores; desgaste e erosão dos solos, que ficam mais expostos aos agentes intempéricos; o assoreamento dos rios, graças à remoção da vegetação presente nas áreas de encostas; dentre outros efeitos. Alternativa correta: letra C (não há aumento da umidade do ar, mas a sua diminuição).


Questão 3
Segundo o texto, há uma política contraditória, pois, há uma grande quantidade de pastos improdutivos e não utilizados no Brasil, enquanto os pecuaristas buscam a expansão de novas áreas para as suas atividades em áreas naturais através do desmatamento. Nesse sentido, uma medida de recuperação da Amazônia seria a realização de uma maior produtividade nas áreas hoje subutilizadas, além do reflorestamento das áreas desflorestadas.Alternativa correta: letra E


Questão 4
Um dos principais fatores responsáveis pela devastação do Cerrado foi o avanço, ao longo do século XX, das práticas agropecuárias sobre a região ocupada por esse domínio natural, o que chamamos de expansão da fronteira agrícola.Alternativa correta: letra A


______________________________________________________________


Abaixo temos um ótimo texto que pode ser trabalhado em sala de aula. Veja:

AQUECIMENTO GLOBAL 

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco séculos, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais. As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno. No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo. O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano se tornou 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas. Texto adaptado.



PENA, Rodolfo Alves. Aquecimento Global: O Aquecimento Global é um fenômeno de ampla discussão e impacto que, embora não seja de consenso científico, vem gerando uma grande preocupação na sociedade. Disponível em: <O Aquecimento Global é um fenômeno de ampla discussão e impacto que, embora não seja de consenso científico, vem gerando uma grande preocupação na sociedade.>. Acesso em: 11 nov. 2016.


Questões:


1) Elabore um conceito de aquecimento global. 

2) Disserte em um parágrafo: 

Quais são os fatores - ações do homem, ações do seu cotidiano - que contribuem para que ocorra o aquecimento global? E quais são as ações do seu cotidiano que podem contribuir para a melhoria e prevenção desta situação?




______________________________________________________________


Este exercício em Inglês também pode ser trabalhado em sala de aula. O interessante é que você pode criar a interação entre matérias, além de incentivar a reflexão sobre o assunto tratado. No final ainda tem o gabarito! Veja:


Natural disasters

Natural disasters such as earthquakes, tsunamis, and floods can often come at the least expected time. Others, such as hurricanes and cyclones are increasing in severity and destruction. Typically, the poor are the worst hit for they have the least resources to cope and rebuild. 

Activities

1) Match the words on the left with their partners on the right to form useful ‘disaster’ collocations. 

Aid off

Distribute aid

Relief supplies 

Washed/swept workers 

Cut regions 

Affected effort 

Stricken away 

Medical areas 


2) Use the collocations from Activity 1 to complete the extract from a newspaper article below. 

“In some cases whole towns have been (1) _______________by the waves. In some of the (2) ______________ entire communities are still totally (3) ________________because the surrounding infrastructure has been destroyed by either the tsunami, the earthquake or both. International charity organizations and (4)________________ are finding it hard to (5)________________ including vital (6)________________ to the (7)________________ partly due to the size of the (8)________________ and partly due to the scale of the destruction.” 


REGAN, Liz. Natural Disasters: Earthquakes and Tsunamis. 2005. Disponível em: <https://www.englishclub.com/esl-worksheets/conversation/TP-Tsunami.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2016.

SHAH, Anup. Natural Disasters. 2011. Disponível em: http://www.globalissues.org/issue/522/natural-disasters>. Acessoem: 11 nov. 2016.


Answer Key


1. swept/washed away 2. affected areas/regions 3. cut off 4. aid workers 5. distribute aid 6. medical supplies 7. stricken regions/areas 8. relief effort

Um comentário:

  1. vcs poderiam me dizer pra qual faixa etária eu poderia aplicar essas questões?

    ResponderExcluir